Barómetro dos transportes da TIMOCOM: Desequilíbrio no mercado europeu dos transportes
A procura de espaço de carga continua a aumentar no segundo trimestre, enquanto a introdução de camiões está a diminuir globalmente. Desde o lançamento do pacote de mobilidade, o pequeno transporte transfronteiriço também diminuiu significativamente.
Erkrath, 22.07.2022 – A economia europeia sofre com o aumento dos preços da energia e o aumento dos custos de materiais e pessoal. Efeitos sobre o transporte rodoviário de mercadorias: os prestadores de serviços de transporte estão a suspender as já escassas capacidades de transporte. Isto, por sua vez, exacerba o desequilíbrio, como mostra o Barómetro dos transportes da TIMOCOM.
Constrangimentos nos transportes alimentam espiral de preços na Europa
Apesar dos persistentes estrangulamentos no fornecimento e da falta de matérias-primas e de componentes na produção, a procura de transportes rodoviários continua a ser elevada. Embora a procura tenha continuado a aumentar, a falta de motoristas e os constrangimentos nos transportes estão a alimentar a espiral de preços. A relação entre as ofertas de carga e as ofertas de camiões na Europa apresenta um grande desequilíbrio, o que ficou bem patente ao longo do segundo trimestre. Em junho, a relação cargas/camiões na Europa foi, em média, de 85:15.
Na Alemanha, a relação atingiu uma média de 89:11. No segundo trimestre, em especial nos meses de abril e maio, houve uma forte procura de espaço de carga e um número correspondente de ofertas de carga na bolsa de cargas da TIMOCOM. Em abril, a introdução de cargas aumentou 26% em Abril em comparação com Março de 2022. Em junho, a procura caiu uns ligeiros 8% face ao mês anterior, mas, ainda assim, situou-se 14% acima do nível registado no ano anterior. No cômputo geral, no segundo trimestre, os transportes no interior da Alemanha registaram um aumento de 63% em comparação ao primeiro trimestre.
Variação das ofertas de carga introduzidas na Alemanha (1.ºT – 2.ºT):
Variação das ofertas de carga introduzidas | Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
Em comparação com o ano anterior |
+62 % |
+33 % |
+12 % |
+39 % |
+20 % |
+14 % |
Em comparação com o mês anterior |
-19 % |
-11 % |
+65 % |
+26 % |
+2 % |
-8 % |
Capacidades de transporte reduzidas – menos espaço de carga disponível
Devido ao aumento dos preços das matérias-primas e da energia e, também, devido à falta de motoristas, muitos transportadores e agentes de expedição reduziram as suas capacidades ou não reativaram capacidades de transporte suspensas. O número total de camiões disponíveis na bolsa de cargas da TIMOCOM diminuiu 19% em abril. Durante o trimestre, houve uma redução de 7% no espaço de carga disponível face ao 1.º trimestre. A oferta de camiões também diminuiu 10% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
“Estamos num mercado de adjudicatários”, refere Gunnar Gburek, Head of Business Affairs na TIMOCOM, para descrever a situação atual. “A importância de obter espaço de carga no mercado local a curto prazo aumentou apesar dos custos mais elevados. Todos falam sobre os preços, mas isto vem mostrar que a disponibilidade de capacidades de transporte é atualmente mais importante do que uma oferta barata.”
A solução proposta pela Comissão Europeia no final de junho poderia proporcionar algum alívio no mercado. A proposta visa facilitar o acesso dos motoristas profissionais ucranianos ao mercado de trabalho europeu. Deste modo, os motoristas ucranianos refugiados terão permissão para conduzir na UE com a sua carta de condução ucraniana enquanto mantiverem o estatuto de refugiado. Além disso, as qualificações dos motoristas profissionais provenientes da Ucrânia serão reconhecidas em toda a Europa.
Pacote de Mobilidade I - Razão para a redução do transporte transfronteiriço?
Com a entrada em vigor do pacote Mobilidade I, muitos transportadores que ainda não receberam ou solicitaram uma licença de transporte da UE para veículos até 3,5 toneladas deixaram de poder efetuar transportes internacionais na União Europeia desde 21 de maio. Consequência: os transportes transfronteiriços em veículos até 3,5 toneladas com origem e destino na Polónia recuaram 38 por cento em comparação com o mês anterior. A introdução de cargas na PL aumentou 4% no segundo trimestre. Uma das razões é o crescimento das empresas de comércio eletrónico, também devido à deslocalização das empresas ucranianas para a Polónia após o início da guerra.
Este contexto explica também por que razão o barómetro dos transportes para o transporte doméstico polaco, em junho de 2022, voltou a apresentar uma relação média de cargas/camiões de 70:30. “No entanto, teremos de esperar algum tempo pela resolução do desequilíbrio no mercado dos transportes”, afirma Gunnar Gburek.
Procura de armazéns aumenta
A situação atual da logística provocou o aumento da procura de espaço de armazém na Polónia. Por exemplo, o transporte de trigo proveniente da Ucrânia fez surgir requisitos adicionais de armazenamento na Polónia. Centenas de transportes causaram temporariamente o caos nas fronteiras dos dois países. No sistema da TIMOCOM, isto motivou um breve pico na relação Ucrânia/Polónia no final de maio e no início de junho deste ano.
A oferta de espaço de armazém vazio diminuiu de 3,9% para 3,3% no primeiro trimestre de 2022. Esta tendência continua no trimestre atual e regista-se um aumento dos preços de arrendamento.
Com o Barómetro dos transportes, a empresa de FreightTech TIMOCOM faz, desde 2009, um levantamento da evolução da oferta e da procura dos transportes, em 46 países europeus. Mais de 147 000 utilizadores geram até um milhão de ofertas internacionais de cargas e camiões diariamente no Smart Logistics System. O sistema ajuda mais de 50 000 clientes da TIMOCOM a otimizarem os respetivos processos de logística digitais.
Os especialistas de mercado da TIMOCOM publicam regularmente desenvolvimentos e informações atualizadas do mercado de transportes no LinkedIn.
Encontrará mais informações sobre a TIMOCOM em www.timocom.pt.