29.11.2019

Quando os armazéns servem não só para guardar mercadorias mas também para gerar lucros

Como transformar espaços vazios no armazém em lucros.

(1)

Ainda mal passou o Natal e já nota a atividade comercial típica da época – para a Páscoa. A ocupação dos armazéns já atinge níveis altíssimos e os espaços livres escasseiam. A curto e médio prazo praticamente não há espaço de armazém disponível – ou assim parece. Além disso, a pesquisa de operadores adequados pode consumir muito tempo, e tempo é dinheiro. Não faria sentido existir uma aplicação que estabelecesse, de forma simples, uma ponte entre os operadores de armazéns e logística e potenciais interessados nesses espaços? Com um simples clique no rato?

Espaço livre em armazéns não escasseia apenas nos picos de atividade. Com uma bolsa de armazéns, os operadores de armazéns e logística e os potenciais interessados podem colaborar de uma forma simples e expedita.

Onde guardar as mercadorias?

Acontece a toda a hora: um camião chega atrasado ao local de descarga. No local, o motorista conclui que não pode descarregar a mercadoria, pois o departamento de receção de mercadorias está encerrado. Contudo, o motorista tem de assegurar que a superfície de carga fica desimpedida. Com efeito, tem mais uma ordem de transporte para o local de carga seguinte e o tempo urge. Cada minuto que o camião fica com a mercadoria custa dinheiro. É necessário encontrar uma solução e rapidamente. A ajuda vem sob a forma de uma bolsa de armazéns. Quer se trate de um problema urgente no local de descarga ou de uma necessidade de espaço de armazenagem suplementar para dar resposta a um pico de atividade sazonal: com uma bolsa de armazéns, os operadores de armazéns e logística e os potenciais interessados podem colaborar de uma forma simples e expedita.

Como funciona a bolsa de armazéns?

Uma bolsa de armazéns baseada na web funciona como um motor de busca. Os espaços e superfícies de armazenagem livres podem ser oferecidos e intermediados na bolsa. Os operadores usam o sistema para fornecer toda a informação relevante sobre a sua capacidade disponível. As empresas que tenham mercadorias mas não disponham de espaço de armazém ou logística suficiente e/ou adequado, podem encontrá-lo através de uma bolsa. Uma consulta de pesquisa apresenta resultados adequados aos produtos a armazenar. Para o efeito, o utilizador começa por fornecer à bolsa de armazéns os critérios pretendidos através do formulário de pesquisa, como o tipo de armazém, o tamanho e o local. O sistema calcula as correspondências entre a consulta de pesquisa e a oferta de espaços de armazenagem disponíveis que foram introduzidos no sistema. Resultado: uma lista de espaços de armazenagem ou logística potenciais e livres, que apresenta todos os dados relevantes e permite estabelecer um contacto direto.

Porquê usar uma bolsa de armazéns?

A resposta é simples: com uma bolsa de armazéns baseada na web, as empresas podem reagir com toda a rapidez e flexibilidade a eventuais necessidades súbitas de armazenamento. Por outro lado, assim evitam-se também espaços vazios e otimiza-se a utilização das capacidades disponíveis. Espaços vazios são capital parado. Além disso, uma bolsa de armazéns não traz vantagens só em períodos de pico. Mesmo quando a procura diminui, é possível otimizar a ocupação dos armazéns. Uma bolsa de armazéns é a melhor alternativa para evitar espaços vazios ao longo de todo o ano – e, desse modo, gerar lucro com que não se contava. Para transitários e empresas, também prevalecem as vantagens. Com recurso a uma bolsa de armazéns, podem selecionar armazéns em toda a Europa em cima da hora e com uma pequena equipa, assim como comparar custos.

Desta forma, as probabilidades de encontrar soluções adequadas na bolsa de armazéns são proporcionais à dimensão e à diversidade das ofertas. Por isso, a TIMOCOM também disponibiliza, por exemplo, uma bolsa de armazéns no seu Smart Logistics System, que é de longe a maior e mais variada bolsa de armazéns da Europa – sem custos adicionais. Os utilizadores do sistema têm acesso automático à bolsa de armazéns e, potencialmente, a mais de 7 000 operadores de armazéns em 44 países europeus. Aí é possível encontrar as mais diversas necessidades: desde a armazenagem por longos períodos até reservas a curto e médio prazo de superfície de armazém. E, assim, também é possível usar uma bolsa de armazéns para encontrar espaço de armazém adequado para os produtos típicos da Páscoa, como os ovos de chocolate ou as amêndoas.

 

 

Descarregar o comunicado de imprensa
ir para cima