31.01.2025

De que forma está a IA a mudar a logística: Entrevista sobre a TIMOCOM AI

Entrevista com David Moog, Strategic Product Manager, sobre a TIMOCOM AI

David Moog AI

David Moog, Strategic Product Manager na TIMOCOM, explica numa entrevista, publicada no blogue, como a TIMOCOM AI aumenta a eficiência na logística dos transportes.

Quer se trate da máquina de café que começa a funcionar pontualmente quando o despertador toca, da lista de reprodução personalizada ou do cálculo da hora de chegada da próxima entrega: a inteligência artificial (IA) tornou-se parte integrante da nossa vida privada e profissional. E ainda bem! Com efeito, a IA é capaz de automatizar as atividades de rotina e otimizar os processos logísticos ao longo da cadeia de abastecimento. Especialmente no domínio da Logística 4.0 , os transitários, os transportadores e os motoristas independentes têm de reagir rapidamente e processar uma grande quantidade de dados. É aqui que a IA pode dar apoio.

Um exemplo atual é a TIMOCOM AI. David Moog, Strategic Product Manager na TIMOCOM, fala sobre a forma como a IA na logística está a revolucionar a elaboração de ofertas de carga e a aumentar a eficiência na área da logística. 

Descubra mais sobre o impacto da IA na transformação digital da logística dos transportes na nossa entrevista publicada no blogue.

Vantagens da TIMOCOM AI para utilizadores experientes e principiantes na área da logística

 


Com a introdução da TIMOCOM AI, a TIMOCOM inaugurou uma nova era na gestão de cargas. Para que serve esta nova funcionalidade e como funciona?

A primeira função a ser implementada é a introdução de cargas apoiada por IA. Esta função permite aos utilizadores publicar ofertas de carga de forma mais rápida e eficiente. Depois de clicar em "Gerar" no formulário de oferta de carga, aparece uma caixa de diálogo. Pode então copiar e colar ou arrastar e largar as informações sobre a carga ou carregá-las como um ficheiro.

Os utilizadores também podem copiar o texto, por exemplo, de um e-mail que receberam relativo à ordem de transporte. Ou mesmo realizar uma captura de ecrã e carregá-la. Ou ainda copiar e transferir as informações relevantes de uma folha de cálculo Excel. 

A inteligência artificial lê os dados de documentos PDF, capturas de ecrã ou textos de e-mail e cria automaticamente uma oferta de carga com base nessa informação. De seguida, o utilizador verifica tudo para se certificar de que a informação está correta e clica em "Publicar". Ou seja, a TIMOCOM AI reduz consideravelmente o trabalho manual. É possível criar ofertas de carga em menos de 20 segundos. Isto simplifica as coisas e poupa tempo.
 

 

Para além de poupar tempo, a TIMOCOM AI tem outras vantagens? 

 

Sem dúvida. A seguir, resumimos as 4 vantagens mais importantes, para além da poupança de tempo:

  1. Melhoria da qualidade dos dados. As informações que eventualmente ainda estejam em falta são deduzidas de forma lógica a partir dos dados existentes. Por exemplo: Se um utilizador introduzir 10 europaletes, a IA sabe que tal representa 4 metros de carga. Também determina o tipo de caixa correto, acrescenta caraterísticas do veículo que são compatíveis com a carga, etc.
     
  2. Isto, por sua vez, leva à próxima grande vantagem: A TIMOCOM AI ajuda os utilizadores que ainda não têm grande experiência a nível logístico a preencher corretamente as ofertas. Tendo em conta a escassez de pessoal na área da logística dos transportes, trata-se de mais um importante passo positivo. 
     
  3. Como isto torna as ofertas mais completas, com menos erros e, portanto, melhores, os contratantes sabem exatamente o que podem esperar. Há menos pedidos de informação sobre a ordem de transporte e, na melhor das hipóteses, o negócio é fechado mais rapidamente. 
     
  4. Além disso, a função de tradução integrada permite superar eventuais barreiras linguísticas. A IA reconhece conteúdos em todas as línguas do Marketplace e é capaz de os traduzir para a língua que o utilizador tem definida. 


Criação eficiente de várias ofertas de carga com TIMOCOM AI


E se alguém quiser criar várias ofertas ao mesmo tempo?

Também é possível. Mas está ainda na versão Beta. Existe um link no campo de introdução de carga que conduz às perguntas frequentes. Aí é descrito exatamente como funcionam as publicações agrupadas. Descarrega-se um plug-in do browser Chrome, copia-se os dados de transporte de várias ofertas de carga ao mesmo tempo (p. ex., como captura de ecrã de uma tabela) e clica-se no botão laranja "Generate Beta". As ofertas são carregadas e publicadas de forma autónoma. Já está!

 

E aqui está uma explicação passo a passo de como funcionam as publicações agrupadas de ofertas com IA: 

Feedback dos utilizadores de teste sobre a nova funcionalidade

 

Os utilizadores puderam testar antecipadamente a TIMOCOM AI? E qual foi a reação deles?

O feedback dos utilizadores que testaram a funcionalidade antecipadamente foi, de um modo geral, positivo. Todos os utilizadores de teste inquiridos, sem exceção, ou seja, efetivamente 100%, concebem vir a utilizar a TIMOCOM AI regularmente após o seu lançamento. 93% concordam que a TIMOCOM AI acelera significativamente a introdução de cargas. 86% estão convencidos de que a TIMOCOM AI ajuda a evitar erros. 

 

Perspetivas para o futuro: Novos desenvolvimentos na logística apoiada pela IA
 

Que novidades se avizinham para a logística dos transportes apoiada por IA?

Queremos continuar a facilitar o trabalho do dia a dia dos nossos utilizadores e, para tal, iremos integrar a IA noutros serviços do TIMOCOM Road Freight Marketplace.

 

 

Sobre a pessoa

David Moog é Strategic Product Manager na TIMOCOM e responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras na área da logística dos transportes. Com uma dupla licenciatura em administração de empresas e uma experiência significativa na DHL Freight, possui vastos conhecimentos especializados. Moog trabalha na TIMOCOM desde 2016 e é responsável por vários serviços e interfaces desde 2019.

Conhecido pelas suas intervenções cativantes, David gosta de partilhar as suas observações e envolve-se ativamente com os clientes numa base de igualdade. A sua curiosidade e o intercâmbio com os parceiros levam-no a procurar continuamente novas soluções e melhorias.

 

 

Descarregar o comunicado de imprensa

Olga Polasik-Rüffer

Senior Marketing Communications Manager

ir para cima